Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento

Por apenas: R$ 200,00 ou em 4x de R$ 54,40

Sobre o Produto

Por que é tão importante tratarmos de Alfabetização e Letramento na Educação Básica?

Primeiro, por sabermos que em um país de dimensão continental e pluralidade social e econômica como o Brasil, nem todas as crianças saem da etapa escolar dedicada à alfabetização com leitura e escrita proficiente. Isso sem contar com o alto índice de analfabetismo que ainda persiste em nosso país e com as crianças que mesmo consideradas alfabetizadas, não conseguem realizar leitura autônoma tampouco produzir os textos esperados para a sua idade e escolarização. 

Os resultados obtidos pelo Brasil nas avaliações em larga escala nacionais e internacionais evidenciam esse grave problema no ensino e na aprendizagem de leitura e de escrita. 

Urge mudarmos essa realidade pois o analfabetismo estrutural e os baixos índices de letramento são fatores que potencializam ainda mais as desigualdades sociais.

Este curso se propõe a discutir tanto fatores históricos e políticos que nos fizeram chegar até essa problemática, quanto estratégias pedagógicas que auxiliem profissionais novatos e mais experiente em termos de uma prática docente embasada no Alfabetizar Letrando.

Sabemos que, embora na Educação Infantil a criança possa adquirir certas habilidades e competências relacionadas à leitura e à escrita, é no ensino fundamental, propriamente nos anos iniciais, que se inicia formalmente a alfabetização.

Assim, priorizaremos essa etapa da Educação Básica, cientes de que a alfabetização é um processo essencial na vida escolar das crianças e quando malsucedida, causa angústia a elas, aos docentes e aos pais.

Embasado nos documentos oficiais, o curso pretende promover reflexões acerca dos processos de Alfabetização e Letramento e de novas práticas de leitura, escrita e análise linguística na perspectiva dos múltiplos letramentos. 

O letramento, quando compreendido como articulado à alfabetização, nos mostra um caminho a ser seguido para uma alfabetização satisfatória. Ele dá indícios do quanto a aprendizagem pode ser significativa e prazerosa quando articulada às práticas sociais que vivemos em nosso dia-a-dia. Isso porque, para nós professores, é mais fluído tratar de textos que já conhecemos por, muitas vezes, também fazermos o uso social e para as crianças a aprendizagem não ocorre no abstrato, tendo em vista que elas conhecem ou têm o mínimo de familiaridade com o que está sendo apresentado.

Para isso, consideramos os usos sociais da Língua em suas diversas modalidades, pois por meio dessa compreensão poderá haver a ampliação da participação política e cidadã promovendo a competência discursiva dos estudantes.

Com estratégias práticas, apresentamos a organização do trabalho pedagógico na perspectiva do letramento, que é permeada de sequências didáticas, literatura e ludicidade.

Precisamos compreender que estar alfabetizado é essencial tanto para a vida escolar quanto para o exercício pleno da cidadania. Estar plenamente alfabetizado também contribui para o posterior sucesso escolar e para atenuar desigualdades educacionais tão grandes quanto as das crianças brasileiras.

Convido cada um (a) de vocês a me acompanharem nessa jornada de aprendizagens e conhecimentos, e pergunto:

Vamos alfabetizar letrando?

Conteúdo